terça-feira, 4 de setembro de 2007

Mulheres e a cor rosa

por Riad Younes

Um estudo recente indica que a preferência feminina pela tonalidade não é apenas cultural, é evolutiva

Básico

Tenho em casa três mulheres. Esposa e duas filhas, claro. E não há quem me convença que mulheres são iguais aos homens. Não são. Além das diferenças físicas óbvias, existem peculiaridades próprias de cada sexo. Uma delas sempre me deixou perplexo.

Quando quero comprar alguma coisa para as minhas filhas, por cautela e pura ignorância, pergunto o que elas gostam mais. Independentemente do objeto em questão, havendo opção, elas sempre sugerem que tenha a cor rosa. Preferencialmente.

Por que o rosa? Acreditava que essa tendência resultava de lavagem cerebral cultural, social. Mas, parece que alguém queria ter certeza. A. Hurlbert, da Universidade de New Castle, também mãe de uma menina, publicou recentemente um estudo na revista Current Biology, exatamente avaliando a diferença entre sexos quanto à preferência por cores.

Recrutou 208 voluntários, homens e mulheres, e aplicou um teste simples. Sentados na frente de um painel eletrônico, os voluntários tinham de escolher rapidamente, numa seqüência de cores apresentadas aos pares, a que preferiam.

Os resultados foram muito interessantes. E claros. No espectro de cores vermelho-verde do arco-íris, as mulheres preferencialmente escolheram as cores vermelha ou rosa. Os homens não apresentaram cores preferenciais. Por outro lado, no espectro verde-amarelo, todos os voluntários tiveram preferência pela cor azul. Independentemente do sexo.

A cientista sugere que a preferência pela cor azul é natural, podendo corresponder à cor do céu e do mar, entre outros. Por outro lado, a preferência das mulheres pelas cores vermelha e rosa parece resultado de dois fatores. Primeiro, a pressão da evolução. As cores vermelha e rosa são sinais de saúde (no rosto, por exemplo), assim como de frutas maduras, que precisam se distinguir em um ambiente verde.

Segundo, a influência cultural que, sem dúvida, acentua esses traços. A cientista pretende aprofundar seu estudo, criando testes para crianças, e até para bebês. Agora, por que alguns homens gostam de cor-de-rosa? Isso ela não explicou. Ainda.


Fonte: http://www.cartacapital.com.br